Gestação / Preparação para o Parto
- Ana Paula Malinauskas
- 26 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

A fisioterapia pélvica é indicada no período pré-natal para minimizar os desconforto causadas pelas adpatações fisiológicas do próprio corpo durante a gestação tais comos alterações posturais, respiratórias, distúrbios circulatórios etc.
Alogamentos, mobilizações e um treinamento muscular indiviidual adequado tem um papel fundamental na preparação para o parto. Além disso, técnicas/dispositivos utilizados pelos fisioterapeutas especializados na área de Uroginecologia, como a massagem perineal e o Epi-no promovem a flexibilidade da musculatura vaginal e do períneo, auxiliando na expulsão do bebê e na prevenção da ocorrência de episiotomia (corte perineal) e outras lesões (lacerações) que podem ocorrer durante o parto.
Quando o períneo permanece intacto e saudável, a musculatura do assoalho pélvico e tecidos se recuperaram mais facilmente após o parto. Caso ocorra a episiotomia ou uma laceração, a musculatura do períneo (assoalho pélvico) poderá ficar com fraqueza muscular, incoordenação entre outros, podendo acarretar em problemas futuros tais como incontinência urinaria (perda de urina), prolapsos de orgãos (como a queda da bexiga, útero, reto) e disfunções sexuais.
Commenti